09/04/2021

Ensino Bíblico: Sua Importância na Vida Cristã

29/03/2021

 

É encorajador ou no mínimo reconfortante saber que, em suas derradeiras palavras, já que estava próximo de seu martírio sob o arbítrio do Imperador Romano Nero, nosso querido irmão e Apóstolo Paulo exorta Timóteo sobre a importância das Escrituras Sagradas na vida cristã. Ao terminar o ciclo de seu chamado, o maior missionário da Igreja no Novo Testamento não está preocupado com sua vida, mas com o fortalecimento da fé de Timóteo, por conta da perseguição que assolava os cristãos de sua época. Também é importante considerar que a primeira utilidade das Escrituras Sagradas inspiradas por Deus, segundo o próprio Apóstolo Paulo, visa exatamente o Ensino Bíblico: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino (...)”.

O valor das Escrituras, à parte de sua importância histórica como literatura clássica cristã, está em sua efetiva aplicação na vida do homem para que seus caminhos sejam bem-aventurados, conforme nos ensina o primeiro hino que inaugura o Livro dos Salmos: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1:1 e 2). A base e o segredo vital para a bem-aventurança e a prosperidade estão no ‘prazer’ e na ‘meditação’ das Escrituras Sagradas ‘dia e noite’.

A Bíblia Sagrada é mais do que um compêndio de histórias sobre o povo de Israel ou sobre o nascimento e o desenvolvimento da Igreja Cristã primitiva, com a encarnação do Verbo. É a revelação escrita herdada de Deus como o maior presente literário para a humanidade. O Ensino Bíblico, assim, é o desfrute da fonte de vida cristã.

Daí a importância do Ensino Bíblico: a oportunidade de instruir os verdadeiros crentes por um caminho de santidade e de bem-aventurança proveniente da meditação nas Escrituras Sagradas, as quais se apresentam como instrumento imprescindível de vida espiritual abundante para a salvação de todo o que crê em Cristo Jesus.

Para tanto, a Igreja assume um papel preponderante e importantíssimo, uma vez que instrui seus membros a amarem entranhavelmente as Escrituras, relevando-se que o conhecimento de suas páginas, a partir da revelação bíblica, constitui o fundamento sólido que sustenta os cristãos para terem uma vida de acordo com suas verdades.
O Ensino Bíblico tem como fonte primária as Escrituras Sagradas. Todas as demais literaturas vêm em segundo plano, não a título de complementação da verdade bíblica, que é uníssona, unívoca, inerrante e completa, mas para auxiliarem na compreensão de hiatos culturais e sociais que se distanciam de nossa realidade moderna.


Portanto, as Escrituras Sagradas, como base do Ensino Bíblico, constituem a fonte primeva de todo conhecimento que Deus intentou transmitir ao homem como modelo para a percepção de uma vida espiritual verdadeira. A Bíblia possui apenas uma única direção.

O maior desafio da Igreja de Cristo parte de sua dedicação sincera e de seu amor incondicional às Escrituras Sagradas. Próximos das Escrituras, próximos de Deus estaremos. Longe das Escrituras, longe estaremos também de Deus, que se deixa conhecer, em parte, pela revelação especial que faz de Si mesmo através da Bíblia.

Ao reafirmar a autoridade das Escrituras, Paulo está exortando a Timóteo sobre quatro (4) pilares essenciais que se atrelam ao Ensino Bíblico: (i) a completude das Escrituras como fonte primária da revelação de Deus; (ii) a completude das Escrituras como fundamento da vida cristã; (iii) a completude das Escrituras para a perfeita formação do homem de Deus; e (iv) a completude das Escrituras para a realização de toda a obra de Deus pelo homem perfeitamente habilitado através de Seus ensinos.

A vida piedosa da Igreja de Cristo está intrinsecamente subordinada à importância que a Bíblia ocupa em sua rotina eclesiástica. Todos os espaços da Igreja devem ser ocupados pelas verdades bíblicas que foram reveladas por Deus para a comunhão e a unidade de seus membros. É dentro desse contexto que o Ensino Bíblico deve ser encarado: negligenciar o estudo das Escrituras é um testemunho de desamor a Deus e de distanciamento da abundante vida espiritual que é oferecida aos cristãos.

Mais do que reproduzir conhecimentos predefinidos por esta ou aquela corrente doutrinária teológica, o Ensino Bíblico é responsável pela formação de homens e mulheres que foram eleitos na eternidade para testemunharem a salvação, em Cristo Jesus, como luzeiros num ambiente escuro e tenebroso. É dedicar a Deus o maior amor de nossa vida e a razão de ser de nossa existência finita, temporária e vaidosa.

O Ensino Bíblico parte de uma premissa que deve reger todo estudioso que ama a Cristo Jesus: a ciência celestial é inesgotável e inexaurível, de maneira que, nessa árdua e dispendiosa caminhada, quanto mais próximos chegarmos da essência da revelação bíblica, mais conscientes estaremos de nosso absoluto desconhecimento de Deus.

Que as palavras de Davi no Livro dos Salmos 19:7 a 11 sejam nossa inspiração para amarmos a Palavra de Deus e para dedicarmos nossos dias para o ensino de seus princípios imutáveis: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa”.

Ao Senhor toda Glória!

Pastor Douglas Nomura

VEJA TAMBÉM