20/05/2021

A Música na Casa de Oração Hefzibá

Por Pastor Alexandre de Oliveira | 20/05/2021

Os fundamentos bíblicos que regem a música e o louvor na Casa de Oração Hefzibá hoje são os mesmos desde o princípio da obra.

No Brasil, a partir da década de 1980, surge uma indústria da música evangélica.

De 1990 em diante, para além do ambiente eclesiástico, as canções cristãs marcam presença no espaço público, com ritmos e temas que extrapolam a esfera bíblica, o louvor e a adoração a Deus.

Em nome da evangelização e com o objetivo de propagar a mensagem cristã, diversas denominações adotaram gêneros musicais de origem profana. Além disso, os músicos se profissionalizaram, com participações em shows e grandes eventos.

Na defesa da doutrina bíblica, nossa Igreja posicionou-se fortemente contrária a essa prática, por meio da direção dada pelo Senhor à vida do Pastor Osny e de estudos sobre o tema, ministrados pelo então Irmão Douglas, hoje Pastor de nossa Igreja.

A partir desse estudo, os fundamentos do louvor de nossa Igreja foram fortalecidos e reafirmados para seguirem os padrões estabelecidos por Deus revelados na Bíblia, com ritmos e conteúdos que não ferissem a santidade que deve marcar toda ação realizada entre os crentes. Os instrumentistas deveriam ter um testemunho público reconhecido e uma vida consagrada ao serviço do Senhor.

Durante os quarenta e um anos de Ministério, Deus capacitou Seus servos para o louvor de Sua Casa, que sempre contou com cantores, conjuntos e instrumentistas para darem a glória devida ao Nome do Senhor.

O início:

A primeira formação de músicos de nossa Igreja era, essencialmente, a família do Pastor Osny, seu fundador: ele tocava gaita e seu irmão, Noé Maia, tocava guitarra; os filhos de Noé Maia, Marco Antonio e Julio César, aprenderam a tocar contrabaixo, de modo que passaram a acompanhar os louvores. Entoavam os cânticos o Pastor Eli Maia, sua esposa, Irmã Marta, e o Pastor Osny.

Com a saída do Irmão Noé e de seus filhos, a Irmã Ana Paula (irmã do Pastor Osny) assumiu a direção do louvor. Usada por Deus, começou a compor hinos desde muito jovem, com doze anos, e dedicou-se a aprender e a dar aulas de piano, violão e contrabaixo, formando instrumentistas para a Casa de Deus.

A Irmã Andréa, filha do Pastor Osny, estudou piano desde muito nova. Assumiu o louvor da Casa do Senhor quando a Irmã Ana Paula teve seu primeiro filho. Desde então, sempre foi um braço forte ao lado do nosso Pastor e desempenhou papel crucial no ensino da música.

O Senhor preparou músicos consagrados para entoarem louvores e edificarem a Sua Igreja, acrescentado novos instrumentos (tais como bateria, contrabaixo, violino, saxofone, etc) e instrumentistas à Sua seara. Mencionamos, também, o importante papel dos cantores que Deus tem levantado desde o início da obra, vidas que dedicam seu talento exclusivamente ao Senhor.

A composição de hinos é outra importante característica do louvor de nosso Ministério. Ao longo desses quarenta e um anos, vidas foram capacitadas para comporem canções e melodias para engrandecerem a Deus e para edificação da Igreja.

A Irmã Ana Paula, que é a primeira compositora de nossa obra, e a Irmã Andréa são exemplos de compositores levantados pelo Senhor em nossa Igreja.

Os corais também marcam a identidade da Casa de Oração Hefzibá. Desde seus primórdios, é um trabalho que abrange todas as faixas etárias: crianças, jovens e adultos. Uma particularidade importante de nossa Igreja é a participação regular de seus membros nos corais. Não se faz nenhuma exigência técnica para o ingresso nos corais. As exigências são uma vida de santidade e comunhão com o Corpo, além da responsabilidade e do compromisso em ensaios e na preparação para as apresentações nos trabalhos.

Irmãos que participaram do Coral Infantil passaram a integrar o Conjunto dos Jovens, Coral dos Jovens e o Coral dos Adultos.

O Senhor sempre levantou regentes para esses trabalhos, de modo que, em todo o tempo, a Igreja nunca deixou de ter a participação dos três corais, que contam com a regência da Irmã Débora Oliveira no Coral Infantil Halel, da Irmã Andréa no Coral Kirrará e da Irmã Ana Paula no Coral Hefzibá.

Ainda temos a participação do Conjunto Feminino K’li Kadosh e do Conjunto dos Adolescentes Elets, sob a direção da Irmã Keli Benedito e da Irmã Juliana Macedo, espectivamente. A Orquestra Hefzibá, regida pela Irmã Amanda Maia, é formada por irmãos adolescentes, jovens e adultos.

Em suma, podemos afirmar que o Ministério de Louvor e Adoração da Casa de Oração Hefzibá acompanha o mesmo zelo e cuidado que a Igreja guarda pela Palavra de Deus quanto à santidade do instrumentista, do cantor e do compositor, sabendo que, antes de tudo, o que deve louvar e adorar ao Senhor é a nossa vida.


Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”

(Mateus 5:16)

 


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.
(Filipenses 4:8)


Texto baseado no livro E chamar-te-ão Hefzibá: As origens de nosso Ministério.

 


Ministério de Louvor e Adoração
2021
Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal

 

VEJA TAMBÉM