Pastor Osny de Aguiar Maia:
Uma Vida Dedicada à Obra de Deus.

Osny de Aguiar Maia nasceu em 1º de outubro de 1947, em São Paulo. Foi o terceiro filho entre cinco irmãos de Alceu de Aguiar Maia e Iracema Guatura Maia, membros dedicados ao serviço da Igreja Presbiteriana.

Casou-se com Marina do Prado Giacchetto Maia em 03 de fevereiro de 1973 e tiveram quatro filhas: Andréa, Miriam, Sara e Rebeca. Todas as filhas estão juntas no Ministério, trabalhando na obra do Senhor. Rebeca, a caçula, faleceu ainda pequena, antes de completar dois anos.

Na década de cinquenta houve um extraordinário mover de Deus no Brasil. Muitas Igrejas aceitaram os dons do Espírito Santo e aderiram ao denominado “Movimento Pentecostal”. Pastor Alceu e Irmã Iracema foram chamados para esse avivamento. Depois de casado, Pastor Osny conheceu, através de seus pais, a Igreja Evangélica de Pinheiros, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Em Pinheiros, o Pastor Osny, ainda membro da Igreja Presbiteriana da Lapa, passou a visitar com frequência os cultos, descrevendo como eram cheios do poder de Deus. Foi nesse período que nosso Apóstolo recebeu do Senhor o chamado para o Ministério.

Depois de retornar de Porto Alegre, onde residiu por pouco mais de um ano, em virtude de uma proposta de trabalho, ainda membro da Igreja Presbiteriana da Lapa, em São Paulo, teve uma experiência ímpar com o Espírito Santo. Em 1977, Pastor Osny decidiu deixar a Igreja Presbiteriana, tornando-se membro da Igreja Evangélica de Pinheiros. Serviu ao Senhor neste Ministério como obreiro, diácono e presbítero.

Em 1978, iniciou um trabalho de pregação na casa de seu pai, Alceu de Aguiar Maia, e de sua irmã Ester, na Vila Clarice, em São Paulo. Em 05 de abril de 1979, realizou-se o primeiro culto oficial na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3546/3550, local de sua sede por 30 anos. Em 31 de dezembro de 1979, foi ungido Pastor da Igreja Evangélica de Pinheiros em Pirituba.

Graduou-se em Teologia no Seminário Teológico Batista Nacional em 1998 e dedicou-se ao estudo do hebraico, aramaico e o grego, idiomas originais da Bíblia, consagrando toda sua vida à Palavra de Deus.

Pastor Osny de Aguiar Maia foi ungido Apóstolo em 31 de dezembro de 2015. Ao longo de quarenta anos de seu Ministério Pastoral, trabalhou de maneira contínua e ininterrupta em prol do Evangelho. Fiel ao chamado do Senhor, foi Pastor de um único rebanho que apascentou por três gerações. Realizou centenas de batismos e dezenas de casamentos. Por intermédio de suas orações, conselhos e exortações, de maneira firme, conduziu sua amada Igreja na direção do Senhor.

No dia 26 de julho de 2019, o Senhor recolheu Seu servo, que nos deixou um legado de vida abundante em Cristo, além de uma Igreja organizada e estruturada, com pastores, presbíteros, diáconos, diaconisas, obreiros, obreiras, profetas, cantores, músicos, professores e um exemplo de santidade, responsabilidade, seriedade e zelo com a Casa de Deus.

A História da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal

Uma Promessa de Benção

A Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal iniciou sua trajetória há quarenta anos. No dia 05 de abril de 1979, realizou-se o primeiro culto na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3546/3550, como uma Congregação do Ministério da Igreja Evangélica de Pinheiros, no bairro de Pirituba. A Igreja, que tinha como membros apenas familiares do Pastor Osny, com dedicação e amor ao Senhor, cresceu e muitas almas foram acrescentadas.

As origens do Ministério, entretanto, remontam ao desenvolvimento do Movimento Pentecostal brasileiro, em particular na cidade de São Paulo. Na década de 1950, numa reação ao esfriamento espiritual das Igrejas tradicionais, um grupo interdenominacional se uniu em oração, clamando por avivamento. Como resultado, o Senhor levantou vidas poderosas para conduzirem Sua Igreja pelo caminho do poder pentecostal.

Inaugurou-se um período de grandes bênçãos do Senhor, como outros tantos já evidenciados ao longo da história da Igreja. Uma grande transformação espiritual, por meio do poder da Palavra e dos milagres que se seguiram, como libertações de demônios e curas de doenças, iniciou-se no bairro do Cambuci, onde se ergueu a primeira tenda de evangelização, em 1953, atraindo milhares de pessoas. Outras tantas foram erguidas em diversas cidades do interior de São Paulo e em outros estados do Brasil.

Uma vez que todos esses fatos tornaram-se conhecidos, o Presbitério Central da Igreja Presbiteriana Independente do Cambuci exigiu o desligamento de todos que tivessem aceitado o batismo no Espírito Santo, dons e demais manifestações espirituais. O movimento pentecostal se expandiu e ampliou seu alcance de forma poderosa. Assim nasceu a Primeira Igreja Evangélica do Cambuci, em 23 de janeiro de 1955. Muitos trabalhos e Igrejas surgiram desde então.

A Igreja Evangélica de Pinheiros foi fundada em 23 de outubro de 1972, sob a direção do Pastor e Apóstolo Walter Rodrigues, fruto da Primeira Igreja Evangélica do Cambuci. Através deste Ministério, estabeleceram-se muitas Igrejas no Estado de São Paulo e em outros estados do Brasil, entre as quais a Igreja Evangélica de Pinheiros em Pirituba, hoje chamada Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal.

Trilhando por esse mesmo caminho, o Pastor Osny de Aguiar Maia, descendente de gerações cristãs compostas por famílias ligadas à Igreja Presbiteriana, de raízes tradicionais, através da renovação pentecostal, torna-se membro efetivo da Igreja Evangélica de Pinheiros para formar, décadas mais tarde, a Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal.

NAS SENDAS DA PROMESSA

Conforme a direção dada pelo Senhor ao Pastor Osny, em 2007, após um processo de transição que durou cerca de doze anos, a Igreja alcançou sua autonomia, constituindo-se Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal. Em 2003, um terreno foi adquirido para a construção da sede própria. Iniciada a edificação do templo, a mudança definitiva deu-se em 31 de dezembro de 2008.

Após o falecimento do Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia, em 26 de julho de 2019, o Pastor Douglas Nomura, membro da Igreja desde a infância e intimamente ligado a história deste Ministério, tornou-se o Pastor Presidente da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal.

Com os olhos fitos na promessa, a Igreja prossegue no caminho de santidade, zelo e obediência a Palavra de Deus para que as próximas gerações sejam formadas em Cristo Jesus, a fim de que permaneçam fiéis à doutrina bíblica até o fim, quando nos encontraremos com o Senhor na Glória e desfrutaremos de Suas bênçãos na eternidade

O NOME DA IGREJA

Por amor de Sião, me não calarei e, por amor de Jerusalém, me não aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa. E as nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor nomeará. E serás uma coroa de glória na mão do Senhor e um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Assolada; mas chamar-te-ão Hefzibá; e à tua terra, Beulá, porque o Senhor se agrada de ti; e com a tua terra o Senhor se casará. Porque, como o jovem se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus.”

(ISAÍAS 62: 1 a 5)

O termo hebraico Hefzibá significa: “Meu prazer está nela”; “Meu deleite está nela”; “Nela está meu deleite”; “Minha-Delícia”. A tocha acesa, referida no texto de Isaias 62, passou a ser adotada como um logotipo e um símbolo da Igreja. As cinco chamas dessa tocha acesa representam cinco aspectos diferentes da salvação: cura, integridade, segurança, preservação e proteção. A mensagem que acompanha o símbolo da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal, por sua vez, conforme as palavras do Apóstolo Pedro no Livro de Atos 4:12, traduz um tema central de seu fundamento doutrinário: “Salvação só em Jesus Cristo”. Confirmava-se, assim, por ordem de Deus, na pessoa do Pastor Osny, o nome “Hefzibá”.

LINHA DO TEMPO

COMO TUDO ACONTECEU

0

Nascimento do Pastor Osny

Nasce Osny de Aguiar Maia em São Paulo, 1º de outubro, numa família cristã, membros da Igreja Presbiteriana.

0

Primeira expansão pentecostal

Desenvolvimento do movimento pentecostal iniciado no início do século XX, com a adesão de um número crescente de fiéis e o surgimento de novas Igrejas e novas lideranças.

0

Primeira tenda de evangelização no bairro do Cambuci, em São Paulo

Harold Williams e Raymond Boatright, missionários norte-americanos da International Foursquare Gospel Church – A Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular, transportaram para o Brasil este modelo de pregação do Evangelho, em grandes tendas de lona, como de circo, para abrigarem um grande número de pessoas.

0

Fundação da Primeira Igreja Evangélica do Cambuci, em 23 de janeiro

Um grupo da Igreja Presbiteriana Independente do Cambuci foi alcançado pelo poder pentecostal e pelo batismo no Espírito Santo. Assim, formou-se a Primeira Igreja Evangélica do Cambuci, que deu origem a muitas Igrejas pentecostais.

0

Início da Igreja Evangélica do Cambuci, em Pinheiros, em 23 de outubro

0

Igreja Evangélica de Pinheiros, em 22 de dezembro

Depois de um período de culto na casa de irmãos, o Pastor Walter Rodrigues alugou um imóvel no bairro de Pinheiros, constituindo a Igreja Evangélica de Pinheiros. Pouco tempo depois, foi construída a sede própria.

0

Pastor Osny torna-se membro da Igreja Evangélica de Pinheiros

Integrante da Igreja Presbiteriana da Lapa, o Pastor Osny, depois de uma experiência com o Espírito Santo, torna-se membro da Igreja Evangélica de Pinheiros.

0

Início dos cultos na Casa do Pastor Alceu e Irmã Iracema, na Vila Clarice, em Pirituba

Sob a direção do Senhor, Pastor Osny, ainda como Presbítero da Igreja Evangélica de Pinheiros, iniciou um trabalho na casa de seus pais para anunciar a Palavra de Deus.

0

Fundação da Igreja Evangélica de Pinheiros, em Pirituba, em 05 de abril

Um ano depois, num imóvel alugado na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, nºs 3546/3550, surge a Igreja Evangélica de Pinheiros, em Pirituba, sob a direção do Pastor Osny, junto de sua família.

0

Igreja Evangélica Hefzibá

Inicia-se um momento importante da história de nosso Ministério, marcado por um novo nome, Igreja Evangélica Hefzibá.

0

Aquisição do Terreno

Realizamos a compra do terreno para a construção da sede da Igreja, na Rua Luís Cunha, nºs 607/609.

0

Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal

A Igreja passou a chamar-se Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal, por ordem do Senhor, através da vida do Pastor Osny de Aguiar Maia. Nesse momento, já desligados da Igreja Evangélica de Pinheiros, ocorreu a consolidação de nossa autonomia.

0

Mudança definitiva para nossa Sede

Em 31 de dezembro de 2008, após a conclusão da primeira fase da obra de construção, o tempo se cumpriu e recebemos do Senhor a grande bênção de celebrarmos o Seu Nome na Rua Luís Cunha, nºs 607/609, sede da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal.

0

Apóstolo Osny de Aguiar Maia

Em 31 de dezembro, em cumprimento a promessa do Senhor sobre sua vida, o Pastor Osny de Aguiar Maia foi ungido Apóstolo.

0

Falecimento do Pastor Osny de Aguiar Maia

O Senhor recolheu Seu servo, que nos deixou um legado de vida abundante em Cristo e uma Igreja estruturada e organizada, que zela por anunciar a Palavra de Deus.

Douglas Nomura torna-se o Pastor Presidente da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal e o Pastor Leonardo César Afonso, o Vice-Presidente da obra.

RESPONSÁVEL PELO HISTÓRICO

MIRIAM DO PRADO GIACCHETTO MAIA NOMURA

É filha do Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia e esposa do Pastor Douglas Nomura. É membro da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal desde a sua fundação em 1979. Graduada em História e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo – USP.

"E Chamar-te-ão Hefzibá - As Origens do Nosso Ministério"  livro lançado em outubro de 2020.

"Por esta causa, me ponho de joelhos..." Efésios 3:14