MINISTÉRIOS

ENSINO BÍBLICO

A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, pois traz a revelação sublime dos Seus propósitos e aponta Cristo como Salvador e Remidor dos pecados, levando o homem à santificação e comunhão perfeita com o Autor da Vida. Nesse entendimento, a Escola Bíblica Dominical cumpre seu papel no desenvolvimento da vida cristã, organizando tempos e espaços para a aprendizagem da Palavra de Deus e acolhendo as peculiaridades das diferentes faixas etárias.

Os professores elaboram seu planejamento, elencando objetivos, estratégias e recursos audiovisuais por meio de princípios da didática, com organização do conteúdo bíblico fundamentado nas Escrituras.

Se é ministério, seja em ministrar, se é ensinar, haja dedicação ao ensino”

(ROMANOS 12:7)   

A partir desta ordem, buscamos o aperfeiçoamento dos santos em oração, constante estudo, dedicação e comunhão com o Senhor, a fim de que as almas sejam alimentadas e saciadas com o trigo mais excelente!

COMO ESTÁ ORGANIZADA A NOSSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

0 A 3 ANOS

“Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o Reino de Deus”
(Marcos 10:14)

Na primeira infância, o bebê inicia a descoberta do mundo à sua volta a partir do próprio corpo. Nesse período, as crianças começam a formar sua personalidade, incorporando hábitos e valores, construindo a linguagem e estabelecendo relações com outros à sua volta. Por isso, entendemos que o ensino bíblico deve ser intenso e profícuo desde a mais tenra idade. Considerando que os pequeninos gostam muito de música, temos louvores especiais que exaltam a Cristo. As histórias bíblicas são ensinadas com muito amor, por meio de uma abordagem lúdica, alegre e dinâmica. Em um ambiente acolhedor e afetivo, a criança sente-se segura e amada. Nosso espaço é organizado para receber os bebês e ensinar-lhes o valor da Palavra de Deus.

PROFESSORAS:

Irmã Andréa Glaura do P. G. Maia Fonseca | Irmã Carolina Santos | Irmã Pamella Cristina M. Destro | Irmã Raquel Sanches Ramos

4 A 7 ANOS

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”
(Provérbios 22:6)

As crianças nessa faixa etária têm muita energia, são muito curiosas e imaginativas, gostam de se expressar e de louvar ao Senhor com instrumentos, gestos, movimentos corporais e muito barulho. Na ministração da Palavra de Deus, as professoras, com muito amor, diversificam o ensino das histórias bíblicas por meio de múltiplas linguagens: teatro, contação de histórias, entre outras.

PROFESSORAS:

Diaconisa Débora B. de Oliveira Benedito | Diaconisa Sara do P. G. Maia | Irmã Juliana Macedo Pires | Irmã Nicole Santos

8 A 11 ANOS

“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se a sua conduta é pura e reta”
(Provérbios 20:11)

Nessa fase, as crianças estão apropriando-se da leitura e da escrita, dispostas a novas descobertas e com um grande desejo de participação. Nesse momento, a Bíblia e o caderno são materiais indispensáveis para organizar as anotações e os pensamentos. A Palavra de Deus é ensinada com muito amor e dinamismo, utilizando recursos audiovisuais e metodologias diferenciadas para aprofundar e sistematizar os conhecimentos aprendidos anteriormente.

PROFESSORES:
Presbítero David Faria Maia | Irmão Isaac Maia Afonso | Irmã Amanda Cristina Maia | Irmã Ana Beatriz Bernardino dos Santos Viana | Irmã Carolina C. Destro de Oliveira

12 A 15 ANOS

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra”
(Salmo 119:9)

Charisma é uma palavra de origem grega que significa “dom da Graça” ou “dom gratuito”. É encontrada na Bíblia em Romanos 5:15.

Nessa fase de transição da infância para a adolescência, há um turbilhão de emoções e mudanças biológicas e psíquicas. A Bíblia Sagrada, ministrada com sabedoria, guiará estes adolescentes a descobrirem sua verdadeira vocação celestial, na certeza que Deus irá acrescentar as demais coisas: estudos, profissão, família, etc. As aulas são ministradas de maneira dinâmica e participativa, reconhecendo a necessidade do adolescente questionar e confrontar ideias, mas sempre à luz da divina Palavra de Deus.

PROFESSORES:
Presbítero Eduardo Nunes Ramos | Presbítero Maurício Sanches | Diaconisa Ana Cristina N. Silva | Diaconisa Keli Cristina Benedito

JOVENS A PARTIR DE 16 ANOS

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”
(I Timóteo 4:12)

Kerigma é uma palavra de origem grega que significa “pregação”, “mensagem” ou “proclamação”. É encontrada na Bíblia em Romanos 16:25.

Os jovens demonstram interesse por assuntos do cotidiano, assim como pelo crescimento espiritual diante de Senhor. Por isso, os estudos da Palavra de Deus são sistematizados, aprofundados e relacionados a temas contemporâneos, abordando-se conhecimentos mais detalhados dos contextos históricos, geográficos e culturais que complementam a aprendizagem e o entendimento bíblicos.

PROFESSORES:

Pastor Marcelo Fabio M. Fonseca | Presbítero Leonardo Alves Corrêa | Diácono Márcio Felix Junior | Irmã Fernanda Zambon N. Corrêa | Irmã Miriam do P. G. Maia Nomura

ADULTOS

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade”
(II Timóteo 2:1)

Betel é um nome de origem hebraica que significa “Casa de Deus”. É encontrado na Bíblia em Gênesis 28: 17-19.

A fase adulta é marcada pela maturidade cristã e também por muitos desafios relacionados à vida profissional, familiar e às responsabilidades inerentes a uma caminhada de fé e esperança no Senhor. O ensino bíblico é importante para que os adultos conheçam e pratiquem as ordenanças de Deus, a fim de caminharem segundo a Sua vontade em todos os aspectos da vida. As aulas são ministradas por meio do método expositivo ou de preleção, sempre estimulando a participação.

PROFESSORES:

Pastor Alexandre B. de Oliveira | Pastor Everton P. de Castro | Pastor Greivan Luz | Pastor José Roberto Uccella | Diaconisa Cátia S. Benedito

0 A 3 ANOS | DOMINGO À NOITE

“Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor”
(Mateus 21:15)

No momento da ministração da Palavra de Deus, as mães podem levar seus bebês para um ambiente acolhedor, enquanto participam do culto. As professoras recebem as crianças com muita alegria e amor, louvam hinos, batem palmas e fazem gestos com o corpo para adorar o Senhor. Os pequeninos amam esse momento! Logo após o louvor, as crianças oram e ouvem a Palavra de Deus por meio de uma abordagem lúdica, totalmente voltada para a faixa etária. É sempre uma bênção ver como interagem nesse espaço e aprendem a amar a Palavra de Deus desde a sua primeira infância.

4 A 9 ANOS | DOMINGO À NOITE

“Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti”
(Salmo 119:11)

Para as crianças maiores, um ambiente também é organizado para atendê-las, a fim de que suas mães participem do culto e da ministração da Palavra de Deus. As crianças gostam muito desse momento, porque podem ouvir as histórias bíblicas numa linguagem de fácil compreensão. Além disso, as professoras dedicam-se, a cada semana, para ministrarem aulas dinâmicas e ensinarem a gloriosa Palavra de Deus, com muita interação, louvores e orações.

Realizamos, anualmente, encontros de crianças, cuja finalidade é o evangelismo infantil. Nesses momentos alegres de reunião, dedicamo-nos ao louvor, à adoração e à ministração da Palavra de Deus através de uma linguagem lúdica e dinâmica, como apresentação de teatro e contação de histórias, além de atividades de interação, como brincadeiras, desenho, pintura, colagem, modelagem, etc. Toda a equipe do Ministério Infantil trabalha com grande alegria para acolher e interceder em favor das crianças e de suas famílias.

Fiquem atentos à agenda desses eventos!

RESPONSÁVEIS PELO MINISTÉRIO

Ana Paula de Aguiar Maia Afonso

Irmã do Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia, é membro da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal desde a sua fundação em abril de 1979. Coordenadora da Escola Biblica Dominical desde 2000, é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Arte-Educação e estudou Teologia no Seminário Teológico Batista Nacional sob a direção do Pastor Enéas Tognini.

 

Elisangela Cristina Afonso Sanches

É membro da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal desde 1981 e Coordenadora da Escola Bíblica Dominical desde 2015. É graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicomotricidade e Gestão Pedagógica na Educação Infantil.

LOUVOR E ADORAÇÃO

Consagrada a Deus, a Igreja dedica-se ao Ministério de Louvor, em adoração, com cânticos e instrumentos que expressam nosso amor à Sua Obra para a glória do Seu Santo Nome.

Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor”

(SALMOS 66:2)

COMO ESTÁ ORGANIZADO O NOSSO LOUVOR E ADORAÇÃO

“Aleluia! Cantai ao Senhor um novo cântico e o seu louvor, na assembleia dos santos”
(Salmo 149:1)

O Louvor Congregacional é um momento fundamental do culto, quando homens e mulheres dedicam ao Senhor o seu canto com alegria. Os músicos consagram suas vidas e seus instrumentos para engrandecerem o Nome do Senhor e conduzirem toda a Igreja à adoração e exaltação com hinos e cânticos bíblicos, incluindo composições de autoria de membros do Ministério, que oferecem seus dons e talentos para o louvor em comunhão.

Andréa Glaura do P. G. Maia Fonseca

Filha do Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia, é membro da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal desde sua fundação, em abril de 1979. Foi regente do Coral Infantil Halel por 19 anos. Iniciou a Orquestra Hefzibá em 2013 e foi regente por 6 anos. Atualmente é regente do Coral Kirrará, pianista e responsável pelo Ministério de Louvor e Adoração há 21 anos. É formada em Odontologia e cursou Regência e Canto Coral na Universidade Livre de Música do Centro Tom Jobim - ULM.

“(...) conforme a excelência da Sua grandeza (...)”
(Salmo 150)

A Orquestra Hefzibá é formada apenas por membros da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal. São 44 músicos que se dedicam ao estudo da música erudita, com instrumentos de cordas, de sopro, de percussão e de teclas para louvarem ao Senhor. Tem como regente Amanda Maia.

“Hefzibá” é um nome de origem hebraica que significa “o meu prazer está nela” ou “o Senhor se agrada de ti”. Encontramos na Bíblia em Isaías 62:4.

AMANDA MAIA

É membro da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal há 22 anos. Estudou Iniciação Musical e violino na Universidade Livre de Música - ULM. Foi regente do Coral Infanto-Juvenil entre os anos de 2012 e 2017. Integrou a Orquestra Hefzibá como violetista desde sua primeira formação em 2012, assumindo a regência em agosto de 2018. É professora de violino e graduanda do curso regular de Licenciatura em Música.

“Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos”.
(Salmo 145:4)

O Coral Hefzibá surgiu no início da Igreja em 1981, após dois anos da fundação do Ministério. É formado por membros da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal que se dedicam para louvar, bendizer e exaltar o Nome do Senhor Jesus, com grande alegria. Tem como regente Ana Paula de Aguiar Maia Afonso.

“Hefzibá” é um nome de origem hebraica que significa “o meu prazer está nela” ou “o Senhor se agrada de ti”. Encontramos na Bíblia em Isaías 62:4.

Ana Paula de Aguiar Maia AfonsO

Irmã do Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia, é membro da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal desde a sua fundação em abril de 1979. Primeira musicista do Ministério e Regente do Coral Hefzibá desde 1988. É graduada em Pedagogia, pós-graduada em Arte-Educação e cursou Teologia no Seminário Teológico Batista Nacional sob a direção do Pastor Enéias Tognini.

“Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o Senhor...”
(Salmo 35:27)

Formado por jovens a partir dos 18 anos, o Coral Kirrará surgiu em novembro de 1994. E composto por jovens que amam ao Senhor e se alegram em dedicar-lhE louvor, honra e ações de graça. Tem como regente Andréa Glaura do P. G. Maia Fonseca.

“Kirrará” é um nome de origem grega que significa “fazer de bom grado, alegria”. Encontramos na Bíblia em Isaías 29:19.

Andréa Glaura do P. G. Maia Fonseca

Andréa Glaura do P. G. Maia Fonseca, filha do Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia é membro da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal desde sua fundação em abril de 1979. Regente do Coral Kirrará desde seu início há 27 anos em novembro de 1993. É formada em Odontologia e cursou Regência e Canto Coral na Universidade Livre de Música do Centro Tom Jobim - ULM.

 

“Tu És o meu Deus, e eu Te louvarei; Tu És o meu Deus, e eu Te exaltarei. Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a Sua benignidade é para sempre.”
(Salmo 118: 28 e 29)

O Coral Infantil Halel surgiu nos primórdios de nossa Igreja, entoando louvores por gerações. É formado por crianças de 03 a 12 anos, que aprendem a louvar ao Senhor com amor e júbilo. Tem como regente Débora Barbosa de Oliveira.

“Halel” é um nome de origem hebraica que significa “louvar”. Encontramos na Bíblia no Salmo 113:1.

Débora Barbosa de Oliveira

É membro da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal desde o seu nascimento. É Diaconisa e integrante do Grupo de Louvor. Assumiu a regência do Coral Infantil Halel em outubro 2017.

“Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas, a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória”
(Salmo 98:1)

O conjunto é um grupo vocal formado pela união de vozes femininas, com o propósito de adorar a Deus e edificar a Sua Igreja. Tem como regente Keli Cristina Benedito.

“K’li Kadosh” é um nome de origem hebraica que significa “K’li” vaso, utensílio, instrumento, veste. “Kadosh” santo. Encontramos na Bíblia em Números 5:17.

Keli Cristina Benedito

É membro da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal desde 1981. Durante todo tempo, participou dos corais e dos grupos de louvor, aperfeiçoando-se no ministério do canto e adoração. Em 2007, assumiu a regência do Conjunto Feminino K’li Kadosh. É formada em Administração e Pedagogia.

“E minha alma se regozijará no Senhor e se deleitará na sua salvação.”
(Salmo 35:9)

O Conjunto dos Adolescentes `Elets é composto por jovens de 14 a 17 anos, com o objetivo de exaltar o Nome do Senhor Jesus com cânticos e hinos de louvor. Formou-se em 20 de fevereiro de 2019, sob a regência de Juliana Macedo Pires.

“’Elets” é um nome de origem hebraica que significa “regozijo, contentamento, alegria”. Encontramos na Bíblia em I Samuel 2:1.

JULIANA MACEDO PIRES

É membro da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal desde a infância. É regente do Conjunto dos Adolescentes `Elets desde 20 de fevereiro de 2019. Possui formação técnica em Canto pela Escola Técnica de Artes – ETEC e atualmente cursa Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo.

MISSÕES E EVANGELISMO

Em obediência à Palavra de Deus, a Igreja cumpre seu propósito missionário para evangelizar todas as nações, no poder do Espirito Santo, até os confins da terra, como testemunha de Cristo.

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!”

(ROMANOS 10: 14 e 15)

O trabalho missionário no Chile abrange quatro cidades: Puerto Montt, Puerto Varas, Osorno e Talca, que fica a 255 km de Santiago. São realizados estudos bíblicos online sobre a Palavra de Deus, semanalmente, para que o Evangelho seja anunciado. O trabalho está sob a direção do Pastor Thiago Tosatte.

Thiago Tosatte

É Pastor Auxiliar da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal. É formado e pós-graduado em Odontologia. Estuda Teologia no Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini - STBNET. Atualmente realiza um trabalho missionário no Chile.

DIACONATO E AÇÃO SOCIAL

As Sagradas Escrituras são a única regra de fé e prática do cristão, possuindo todos os ensinamentos para o exercício do Diaconato na Igreja.

“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio” (Atos 6:3).

Homens e mulheres são separados para esse importante Ministério, com o único objetivo de servir a Deus em santidade e amor, dedicando-Lhe todo trabalho para edificação do Corpo de Cristo.

“Também sejam estes primeiro experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis, em tudo (...) Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus” (I Timóteo 3:10, 11 e 13).

Sendo Senhor e Mestre, encontramos em Cristo Jesus o maior exemplo de diaconia, pois demonstrou o verdadeiro significado da serventia ao lavar os pés dos Seus discípulos.

“Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”

(JOÃO 13:14 e 15)

Seguimos fielmente os ensinos de Jesus, tendo como alvo a obediência, santidade e amor ao serviço diaconal em favor de todos os santos.

Obedecendo aos ensinamentos da Palavra de Deus, o Ministério do Diaconato coloca em prática o amor fraternal e os cuidados pelos santos e suas famílias, assistindo aos irmãos com muita alegria em suas necessidades físicas e espirituais e dando graças ao Senhor Jesus Cristo.

Conforme o Apóstolo Paulo nos ensina:

“Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos, enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós. Graças a Deus pelo seu dom inefável!” 
2Coríntios‬ ‭9:12-15‬ ‭ARA

RESPONSÁVEIS PELO DEPARTAMENTO DIACONAL

Pastor Everton P. de Castro

É Pastor auxiliar e membro da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal desde 2003. Foi ungido Diácono em abril de 2004, Presbítero em dezembro de 2007 e Pastor em dezembro de 2013. Está na liderança da junta Diaconal masculina há 11 anos. Estuda Teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini - STBNET.

Presbítero David Faria Maia

É Presbítero e Professor de Escola Bíblica Dominical da Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal. É membro desde seu nascimento e sobrinho do Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia. Integra a Junta Diaconal Masculina, auxiliando o Pastor Everton de Castro. É formado como Tecnólogo em Administração de Redes e estuda Teologia no Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini - STBNET.

Diaconisa Sara do P. G. Maia Tosatte

Filha do Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia, é membro da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal desde o seu nascimento. Participa da Junta Diaconal Feminina desde os 12 anos. Em 2009, foi ungida Diaconisa, dedicando-se em todo tempo ao serviço da Casa do Senhor. É Professora da Escola Bíblica Dominical e formada em Odontologia.

Diaconisa Catia Silene Benedito

É membro da Casa de Oração Hefzibá – Igreja Pentecostal desde 1981. Participa da Junta Diaconal Feminina desde os 14 anos. Em 1995, foi ungida Diaconisa, dedicando-se em todo tempo ao serviço da Casa do Senhor. É Professora da Escola Bíblica Dominical e pós-graduada em Gerenciamento de Obras na Construção Civil.