27/04/2022

Trabalho de Evangelização no Chile Completa Dois Anos

Missão Chile
Por Rebecca Vettore e Lucas Carvalho

Em abril de 2022, o trabalho missionário de nosso Ministério no Chile completa dois anos. Trata-se do cumprimento de uma promessa feita pelo Senhor à nossa Igreja, testemunhado à época pelo Pastor e Apóstolo Osny de Aguiar Maia.

 – Tudo que está acontecendo é uma promessa que está se cumprindo à nossa Igreja, de muitos anos atrás, quando o Senhor levantava profetas e falava que iríamos a muitos lugares e muitas nações. E falava exatamente desta maneira: lugares e nações – recorda-se o Pastor Thiago Tosatte, responsável pela obra no Chile.

Tudo começou quando a Irmã Mariane de Sousa Barbosa, de mudança do Brasil para o Chile, foi ungida missionária, durante o culto de passagem de ano em 31 de dezembro de 2011.

Após alguns anos no Chile, a Irmã Mariane foi procurada por uma moça chamada Ângela que queria contratá-la como professora particular de inglês. Mariane, na época, residia em Puerto Varas, cidade da região de Los Lagos, no sul do Chile - a mais de mil quilômetros de distância da capital Santiago -, mas trabalhava como professora de uma escola infantil na cidade vizinha de Puerto Montt.

Até hoje, Mariane não sabe quem passou seu contato para Ângela. Mas ambas concordaram em iniciar um curso particular de inglês. A aluna em questão seria a filha de Ângela. Após algumas semanas de aula ministradas, Mariane descobriu que Ângela era nossa irmã em Cristo, membro de uma Igreja local.

A Irmã Mariane convidou a Irmã Ângela para um estudo Bíblico em sua casa. Logo, formou-se um grupo de WhatsApp com irmãos chilenos, quando o Pastor Thiago foi convidado para participar.

Em março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o início da pandemia de covid-19 em todo o mundo. Por isso, a Irmã Ângela coloca em pauta orar a Deus pelo grave momento que a humanidade enfrentaria a partir dali, com mortes, crise e isolamento social.

Além de Mariane e Ângela, o tema atraiu outras irmãs em Cristo que viviam em Puerto Montt. Naquela ocasião, chegou ao conhecimento de Mariane que havia outros irmãos chilenos precisando do Senhor - um grupo que ficara preso no México, sem conseguir voltar à sua terra natal por conta das restrições de locomoção da pandemia, as quais fecharam fronteiras entre países e cancelaram inúmeros voos ao redor do mundo.

Dias depois, Mariane procurou o Pastor Thiago para tratar deste assunto e convidá-lo a orar por aqueles irmãos.

 – Ela me contou toda a história e eu perguntei se não poderíamos fazer, então, uma reunião online, porque nesse exato momento estavam se iniciando os trabalhos de oração online na nossa Igreja. – recorda-se.

Devido à pandemia e para preservar as vidas dos nossos irmãos em Cristo, que ficaram mantidos em isolamento social, os trabalhos presenciais de nossa Igreja foram prejudicados. Nesse período, um grupo fixo realizaria os cultos e os transmitiria pela Internet para toda a congregação.

Dias depois, em 24 de abril de 2020, o Pastor Thiago ministrou o primeiro culto online com nossos irmãos chilenos, além de Mariane, com o propósito de orar pelos irmãos que estavam no México.

 – Foi uma grande bênção o culto. Marcamos, então, para a próxima semana, de nos encontrarmos novamente e falarmos a respeito das coisas do Senhor. – conta o Pastor Thiago.

Doravante, toda semana - sem falta -, o Pastor Thiago passou a reunir-se com nossos irmãos chilenos para louvar o Nome do nosso Deus e meditar em Sua Palavra. Pouco a pouco, aprouve ao Senhor trazer mais vidas para aquele trabalho.

Foto do culto realizado no dia 08 de maio de 2020

Hoje são dezessete participantes, mas, ao todo, pessoas em oito cidades já foram alcançadas - incluindo Puerto Montt, Puerto Varas, Santiago, Curicó, Copiapó e Talca. Desde outubro de 2021, participam também irmãos de nossa Igreja em São Paulo, que se mudaram para Madri, na Espanha.

Foto do culto realizado no dia 22 de janeiro de 2022

Os cultos seguem a mesma liturgia ordenada pelo Senhor ao nosso Apóstolo desde o princípio de nosso Ministério, começando com louvor, oração e completando com a pregação da Palavra de Deus. Os irmãos são convidados a comentar, testemunhar e tirar dúvidas sobre a pregação.

 – Ao final de todos os trabalhos nós tiramos uma foto, um print da tela, e compartilhamos pelas redes sociais para que a Igreja possa visualizar. Muitas pessoas têm visualizado e comentado com palavras edificantes às nossas vidas. – diz o Pastor Thiago.

Embora sejam línguas semelhantes, transitar entre o português e o espanhol é um desafio, mas que nunca foi impeditivo para que a Palavra do Senhor fosse pregada. Por obra de Deus, o Pastor Thiago começou a aprender espanhol em 2010, com uma Bíblia que ganhou na Argentina.

Irmã Damaris

A Irmã Damaris participa dos trabalhos do Chile há quase um ano. Foi convidada pela Irmã Josefina, mãe da Irmã Ângela, de Puerto Montt. Ela chegou a ser colocada em internato católico aos dez anos de idade, depois que sua mãe, que a criou sozinha, se casou. A Irmã Damaris permaneceu no local por três anos, onde nenhuma das freiras lia a Bíblia - o que a incomodava em seu coração.

Em 2014, uma amiga convidou-a para um estudo bíblico organizado por uma irmã da Igreja Adventista. Foi quando ela começou a conhecer melhor a Bíblia. Em 2021, foi convidada pela Irmã Ângela e sua mãe, Irmã Josefina, a participar dos trabalhos online de nosso Ministério. Ela alegrou-se com a possibilidade de conhecer ainda mais profundamente a Palavra de Deus.

Damaris também foi usada por Deus para trazer vidas a este trabalho: através do seu convite, achegaram-se as Irmãs Silvana e sua filha, Bárbara. Damaris gosta muito de estudar a Bíblia durante as reuniões e alegra-se em dizer que esta obra missionária mudou sua vida espiritual, pois a levou para mais perto de Deus e fortaleceu seu relacionamento com Ele. 

- O fim dos tempos se aproxima e temos que estar 100% com Deus. Como diz o livro de Hebreus, capítulo 4, versículo 3: Nós, os que cremos, entramos no repouso de Deus.

Missão evangelística no Chile

Após dois anos de trabalho no Chile, pela primeira vez, no mês de junho, propomos visitar os irmãos que estão sendo evangelizados. A missão deve durar de dez a catorze dias: saindo de Santiago, serão feitos cultos nos lares dos irmãos.

Os evangelistas passarão por algumas cidades até chegar em Puerto Montt - onde ficarão no mínimo oito dias - cidade onde a maioria dos participantes do trabalho reside atualmente.

Louvado seja o Nome do Senhor!

 

  

Veja mais publicações de Missões

Ministério Missões & Evangelismo
2022

VEJA TAMBÉM