17/05/2021

Ensino Bíblico: Quando Começar?

Ensino Bíblico: Quando começar?
17/05/2021

No livro dos Provérbios, o rei Salomão diz:

 

 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

 (Provérbios 22:6)

 

Embora alguns olhem para as palavras sapienciais de Salomão e da mesma forma para outros escritos canônicos como sendo meros conselhos práticos para a vida cotidiana, cremos que a Bíblia foi escrita para que o homem conheça o Senhor, o único Deus, e que, através dos ensinamentos nela contidos, tenha vida abundante e bênção perene durante toda a peregrinação nesta terra.

O próprio rei Salomão, no livro citado, utiliza diversas vezes a expressão “filho meu”, demonstrando a importância do compromisso paternal com o ensino dos filhos. Assim, seguir o conselho do escritor bíblico é, desde as primeiras oportunidades, empregar esforços para que a criança não somente assimile conhecimentos que moldarão seu caráter, comportamento, vontade e vocabulário, mas, sobretudo, possibilitar-lhe, ainda na tenra infância, ter experiências com o Deus revelado na Bíblia, conhecendo-O cada dia mais.

Observamos que não é incomum uma pequena criança apresentar vocabulário e comportamento que são frontalmente contrários à moral, dignidade e bons costumes. Tal procedimento foi-lhe ensinado ou transmitido de alguma forma, seja pelos genitores ou por outras pessoas de seu convívio que estão lhe dando modelo(s) para imitar.

Por isso, afirmamos que pais cristãos devem em todo tempo ensinar aquilo que a criança deve aprender, para que, estando inteirada, convicta, nunca se desvie do Caminho, mas permaneça. 

Citaremos abaixo dois textos muito peculiares que demonstram quão fundamental é o papel de pais piedosos no ensino do Caminho que seus filhos devem seguir.

 

Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o  Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito”.

(Gênesis 18:19)

 

Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

(Deuteronômio 6:4-9)

 

O primeiro texto afirma que a escolha de Abraão envolvia o compromisso fiel de instruir seus filhos e todos os seus descendentes acerca de como se  conservarem no Caminho do Senhor para que tudo quanto foi prometido à sua vida viesse a se cumprir. Deus sabe que a vida que teme o Seu Nome e anda no Seu Concerto ensinará a sua casa a trilhar, de modo sincero, este mesmo Caminho.

A segunda passagem bíblica, de igual modo, assevera que as promessas feitas ao povo de Israel, de uma vida longa e bem-sucedida, estavam intimamente ligadas à observância em conhecer e guardar as ordenanças de Deus. Este cuidado deveria estar primeiramente no coração dos pais e estes, no que lhes concerne, estavam sendo responsabilizados, como os primeiros professores, a ensinar, inculcar, imprimir no coração, gravar de modo indelével, no espírito dos seus filhos, esta mesma Lei e amor ao Senhor.

O Ensino Bíblico é uma obra fundamental que a Igreja deve realizar com total desvelo em cumprimento à vontade do Senhor, pois visa o aperfeiçoamento e edificação do Seu Corpo. Sábia e zelosa é a Igreja que principia este trabalho com os pequeninos. Porém, esta gloriosa tarefa e responsabilidade incidem primariamente sobre a vida de pais piedosos, isto é, sobre aqueles que foram alcançados pelo Evangelho, nos quais repousa a ordem estabelecida por Deus.

Sabemos que pais que amam a Deus amam as Escrituras Sagradas, e, como aprendemos através dos textos bíblicos, são escolhidos e comissionados pelo Senhor a ensinarem a seus filhos, desde a meninice, o Caminho e nele  perseverarem para que tenham uma vida abençoada na terra que mana leite e mel.

 

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.
(Oséias 6:3)

Pastor Leonardo Afonso
Vice-Presidente


Veja mais publicações do Ensino Bíblico

Ministério Ensino Bíblico
2021
Casa de Oração Hefzibá - Igreja Pentecostal

VEJA TAMBÉM